DE TUDO VAI ROLAR

Viver e Curtir a cidade, gastando pouco ou quase nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Cine Humberto Mauro tem retrospectiva e curso gratuitos sobre o diretor Nicholas Ray

O Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) apresenta, de 19 de abril a 09 de maio, a Retrospectiva Nicholas Ray. O cineasta e diretor é responsável por uma ampla coleção de filmes que marcaram a história do cinema, em diferentes gêneros. É dele, por exemplo, um de seus mais conhecidos clássicos: Juventude Transviada, que ajudou a imortalizar James Dean. Ou… quem não se fascinou com o inesquecível Jhonny Guitar, de 1954, faroeste protagonizado por duas mulheres, algo até então atípico na história do cinema. 


Joan Crawford como Vienna, a protagonista de Johnny Guitar,
o western mais feminista de todos os tempos, é um dos grandes destaques do Mostra.

Em um eterno exercício “a vida imita a arte ou a arte imita a vida”, Ray produziu um cinema próprio e peculiar, num período em que a indústria produzia filmes por encomenda em série. O diretor subvertia a lógica do sistema hollywoodiano ao imprimir em seus filmes sua visão de mundo e o íntimo de personagens que compartilhavam de suas mesmas angústias pessoais. O francês Jean Luc Godard chegou a dizer que Nicholas Ray é a expressão pura do cinema. Sua trajetória cinematográfica foi marcada por polêmicas envolvendo abuso de drogas e álcool, relacionamento com atrizes, atores e traições. Nicholas Ray ficou conhecido como uma figura depressiva e deslocada, descrevendo a si mesmo como “o estranho” de Hollywood, estado de espírito que se reflete em suas produções.

Dentre vários destaques da Mostra, no domingo de Páscoa será exibida uma biografia de Jesus Cristo dirigida por Ray. O drama épico Rei dos Reis(1961) acompanha a história de Jesus Cristo do seu nascimento até sua crucificação e ressurreição, com quase 3h de duração e um rigor histórico que contextualiza a jornada de Cristo até 63 anos antes do seu nascimento, quando os romanos invadem Jerusalém e conquistam o território, iniciando a perseguição ao povo judeu, que resiste com a crença de que a salvação está na vinda do Messias.

Além de assistir aos filmes, o público poderá participar de um CURSO gratuito e inédito, ministrado por José Ricardo da Costa Miranda Junior, doutor em artes e cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. O curso, com dois dias de duração (25/04 – 26/04 ) é aberto a toda a comunidade e tem entrada gratuita garantida através de prévia inscrição, neste link.

Veja a programação completa.

Veja a sinopse dos filmes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 16 16America/Sao_Paulo abril 16America/Sao_Paulo 2019 por em Cinema, Cursos e Oficinas e marcado , , , , .

Navegação

%d blogueiros gostam disto: