DE TUDO VAI ROLAR

Viver e Curtir a cidade, gastando pouco ou quase nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Não é só cinema! Confira toda a programação complementar da Mostra Cine BH!

mostra cine BH

Haja fôlego! Além das sessões de cinema, que você pode conferir a programação aqui no blog, integram a programação da Mostra Cine BH várias atrações artísticas em três espaços principais – na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, no Foyer da Rua Augusto de Lima/Sesc Palladium e na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza.

Um dos destaques são as Rodas de Conversa com diretores, produtores,  equipe de filmes e  convidados especiais, que acontecem no Foyer da Rua Augusto de Lima, no Sesc Palladium com mediação da curadora Paula Kimo e no Cine-Lounge instalado na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes com mediação do curador Marcelo Miranda. Artistas da cena mineira contemporânea fazem performances musicais e shows diariamente, a partir das 18h, no Cine-Lounge/Palácio das Artes. Na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, a programação artística acontece no fim de semana – dias 01 e 02 de setembro. Além de shows, tem espetáculo para todas as idades – teatro de rua, apresentação circense, a presença dos personagens da Turma do Pipoca que prometem animar e divertir toda família.

Confira abaixo a programação artística em cada espaço:

CINE-LOUNGE | PALÁCIO DAS ARTES

Será instalado no Jardim Pátio do Palácio das Artes. Diariamente, de 29 de agosto a 01 de setembro, a partir das 18horas, terá  apresentação de videoperformance dos artistas VJs Brahyan e Fabiano Fonseca, do Estúdio de Tecnologia Criativa.

29 de agosto – quarta, de 12 às 13h30 –  Roda de Conversa| Encontro de Cinema – bate-papo do filme de abertura “Sol Alegria” com a presença dos diretores e atores Tavinho Teixeira Mariah Teixeira e o cantor e ator Ney Matogrosso. O filme é o terceiro longa do paraibano Tavinho Teixeira,  codireção de sua filha, Mariah Teixeira, atuação de Ney Matogrosso.

No mesmo dia, às 19h, acontece outra Roda de Conversa| Encontro de Cinema . Desta vez, o bate-papo é sobre o filme “Baixo Centro”, que ganhou o prêmio de Melhor longa da Mostra Aurora da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Participam da conversa os diretores Ewerton Belico e Samuel Marotta e os integrantes do filme.

Na sequência, o Coletivo Família de Rua, responsável pela trilha sonora do filme, promove o diálogo do cinema com a música, com o show “Ontem, hoje e sempre”. O coletivo Família de Rua começou em 2007 com o “Duelo de MCs”, um encontro informal de amigos que se tornou uma das maiores referências da cultura urbana brasileira. O álbum “Ontem, hoje e sempre” reflete os encontros, as amizades, as frustrações, as lutas e as conquistas dessa família que se formou nas ruas de Belo Horizonte.

Após a Roda de Conversa e o show do Coletivo, será exibido, em pré-estreia nacional, o filme “Baixo Centro” , às 21h, no tradicional Cine Humberto Mauro.

30 de agosto, quinta, às 19h45, o público poderá participar da terceira Roda de Conversa| Encontro de Cinema. O bate-papo será sobre o filme “Abaixo a gravidade”, com as presenças do diretor baiano Edgard Navarro, da produtora Sylvia Abreu e da montadora Cristina Amaral, após a exibição do filme, em pré-estreia nacional, que acontecerá às 17h30 no Cine Humberto Mauro.

A partir das 21h, o espaço será ocupado pela banda Constantina, que comemora 15 anos de existência. Tecendo diálogos entre melodias minimalistas, sons orgânicos e sonoridades eletrônicas, o grupo convida o ouvinte a navegar em alto mar, reinventando a cada álbum, diferentes perspectivas sonoras. O show é permeado por projeção de imagens de um arquivo composto ao longo da carreira do grupo.

31 de agosto, sexta, às 21h, o cantor Marcelo Veronez, um dos ícones da cena artística belo-horizontina, protagonizará um encontro inédito, produzido especialmente para a Mostra, com o violonista Thiago Delegado e com o criador de trilhas sonoras Barulhista. Show imperdível. Ele participa também de bate-papo com a mediação da jornalista Letícia Renna.

01 de setembro, sábado, a partir das 19h30, acontece a quarta Roda de Conversa| Encontro de Cinema. Desta vez o bate-papo é sobre o filme “Espera”, a mais recente produção do mineiro Cao Guimarães. A produção,  será exibida no mesmo dia no Cine Humberto Mauro às 17h e representa a espera em suas mais variadas formas – desde as mais cotidianas até as mais complexas, como, por exemplo, a espera pelo tratamento hormonal, vivida pelo ator belo-horizontino Gael Benitez.

Às 21h, acontece o Cine-Concerto, na Sala Juvenal Dias.  O Grivo convida o artista Roberto de Freitas para apresentar o espetáculo “Cinesônico”, composto por obras cinematográficas fundamentais do período mudo com trilhas sonoras executadas ao vivo. As trilhas são resultado de profunda pesquisa musical dos artistas, que utilizam instrumentos musicais tradicionais, instrumentos modificados, instrumentos eletrônicos, objetos sonoros e máquinas sonoras.

SESC PALLADIUM | FOYER RUA AUGUSTO DE LIMA

A já consolidada parceria entre a Mostra CineBH e o Sesc em Minas busca estreitar ainda mais os laços da entidade com o cinema e outras manifestações artísticas. “Nesta edição, fortalecemos os laços entre a Mostra e o Sesc Palladium – nosso principal ativo cultural em Belo Horizonte. Com sessões Cine-Escola, Cine-Sabadinho e a mostra A Cidade em Movimento, o Sesc fortalece o diálogo com a produção cinematográfica local e a sua própria diretriz de discutir a cidade e refletir sobre questões fundamentais da contemporaneidade, como pertencimento, representatividade, empoderamento e espaço de fala,destaque  Eliane Parreiras, gerente cultural da entidade.

O Foyer Rua Augusto de Lima que integra o complexo do Sesc Palladium será um dos espaços cenográficos do evento e vai  sediar a programação das Rodas de Conversa da Mostra A cidade em Movimento – recorte da programação que coloca em destaque filmes que revelam  a cidade,  narrativas que contam histórias de pessoas comuns que habitam e ativam o espaço urbano, o lugar da câmera na produção dos fluxos habituais e da memória sociocultural de Belo Horizonte e região metropolitana.

29 de agosto a 02 de setembroquarta a domingo, acontecem as Rodas de Conversa, após cada sessão de cinema que integra a Mostra A Cidade em Movimento, totalizando cinco sessões em que serão apresentados 16 filmes, com recortees bem definidos pela curadora Paula Kimo.

A temática da primeira Roda de Conversa será “A Cidade e seus Múltiplos” e conta com a participação especial do historiador Guilherme Melo. Já a segunda Roda de Conversa abordará o tema “Cidade e Memória” e convidado especial será o professor e antropólogo André Zarankin.

A terceira Roda de Conversa enfoca “Corpos Políticos”, destaca o lugar de fala colocando em cena corpos de pessoas trans, negras, mulheres e artistas, para que todos possam se posicionar e se manifestar. A  participação especial é do poeta e dramaturgo João Maria Kaisen.

A quarta Roda de Conversa  traz a temática  “Acontecimentos”, que coloca em debate questões sobre a mulher  e a juventude periférica, em situações que demandam o deslocamento de olhares habitualmente cristalizados para que essas realidades possam se transformar. A professora de cinema Tatiana Carvalho Costa é a convidada especial deste bate-papo.

E a última Roda de Conversa enfoca o “Quilombos Urbanos”, que coloca em destaque  o projeto  Segunda Preta, importante movimento político de artistas negros e negras da cidade e as mulheres do quilombo Luízes. No centro do bate-papo, a convidada especial  é  a atriz e griot Zora Santos.

01 de setembro, sábado, de 10 às 12h, será  a vez da criançada. A atração será a Mostrinha + Sabadinho – com atividades de cinema, teatro e circo, marcando a junção de dois projetos de sucesso voltados para o público infantil – a Mostrinha, promovido pela CineBH, e o Sabadinho, realizado pelo Sesc.

Às 10 horas, acontece a sessão de cinema – serão apresentados quatro curtas brasileiros. Após a exibição na sala de cinema, o público vai curtir o espetáculo “Música para brincar | Quintal da Guegué”, que levará diversão para toda a família. Participam das atividades o Palhaço Sufoco e os personagens da Turma do Pipoca.

PRAÇA DUQUE DE CAXIAS – SANTA TEREZA | CINE SESC NA PRAÇA

A 12ª CineBH marca o retorno do evento à Praça Duque de Caxias, no tradicional bairro de Santa Tereza, que sediou o evento de 2007 a 2011, com o Cine Sesc na Praça.

01 de setembro, sábado, às 11h, a atração é o show de Maurício Tizumba e Tambor Mineiro, Tizumba se destaca por fazer um percurso de grande relevância para a cultura afro-brasileira, trazendo consigo uma forte influência do congado mineiro, manifestação cultural e religiosa que resiste há mais de três séculos enquanto importante símbolo de expressão da cultura negra no Estado. Seus trabalhos sempre vão às ruas, às praças e ao povo, com o objetivo claro de sensibilização para a arte, para a cultura negra e para a cultura em geral.

A partir das 15h, será a vez do espetáculo “Uma surpresa para Benedita”, do Grupo Trampulim. Elementos do circo, teatro, música e improvisação constroem a linguagem genuína da trupe, que tem foco na incansável pesquisa do ofício do palhaço.

Às 23h, a noite de sábado será animada pela Toda Deseo, coletivo de artistas mineiros envolvidos com questões relacionadas à identidade de gênero. O grupo promoverá um flash mob logo após a sessão de “Os Embalos de sábado à noite”, programada para às 21h, para animar e divertir o público presente.

02 de setembro, domingo, às 11horas, a Praça será embalada pela música latina com a apresentação  da Orquestra Atípica de Lhamas. O grupo combina as percussões características dos blocos carnavalescos à execução do baixo, das guitarras e do charango. Passeiam por ritmos latinos diversos como reggaeton, ragga, lambada, guaracha e quarteto, trazendo canções tradicionais, releituras. Cumbia feita nas Alterosas, com o acento portunhol; atípica, sem deixar de respeitar a história e a tradição.

Às 15h, será a vez do espetáculo “Quarteto Fantástico”, do grupo Circo do Sufoco –  um fabuloso show de circo, no qual a magia, o malabarismo, o equilibrismo e as acrobacias são as grandes atrações.

30 de agosto a 02 de setembro – quinta a , domingo – será instalada a Exposição “A Cidade em Movimento”  que integra o espaço cenográfico do Cine Sesc na Praça.Serão 14 painéis a serem instalados na Praça com registros fotográficos de coletivos de destaque da cena artística de Belo Horizonte que se apresentam no decorrer da programação da 12ª Mostra CineBH.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 27 27America/Sao_Paulo agosto 27America/Sao_Paulo 2018 por em Cinema, Festivais, Música, Teatro e marcado .
%d blogueiros gostam disto: