DE TUDO VAI ROLAR

Viver e Curtir a cidade, gastando pouco ou quase nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Carnarraiá: três blocos, um belo jeito de fazer a folia acontecer!

Belo Horizonte tem, hoje, um dos maiores Carnavais de rua do país. Segundo a empresa que gerencia as questões de turismo da capital, tivemos, em 2018, em torno de quase 500 blocos espalhados pela cidade.

Este “renascimento” é um fenômeno relativamente recente. Um município cujo Carnaval um dia já foi um dos maiores do Brasil passou por um período de quase inércia na folia, sobrevivendo com a força e a persistência das escolas de samba e dos blocos caricatos. Este “novo” Carnaval surgiu com algumas marcas: resistência, ocupação, politização, ativismos, militâncias. O novo Carnaval, com predomínio quase absoluto do axé e dos ritmos baianos, reinventou a nossa noção de ocupação dos espaços, trouxe à tona reflexões sobre democratização dos territórios, descentralização social e cultural, dentre outros.

Tudo que cresce, de forma intensa, tem um conjunto complexo de lados. E não é difícil perceber que a folia belorizontina vem-se transformando. Sim… Já. Quase não se pode mais falar em “bloquinhos”, pois as agremiações explodiram – em número de integrantes e em seguidores nos dias de folia. A massificação criou regras. Discutem-se, hoje, os espaços vips dentro das cordas. Sim… A folia aberta ganhou cordas, credenciais, crachás, pulseiras. Há quem goste. Há quem discorde.

Mas há momentos surpreendentemente mágicos em que se parece querer e, mais que isso, parece ser possível negar esse lado perverso da massificação. Neste sábado, em que a cidade fervilhou como em um sábado de Carnaval, três blocos construíram um reinventar possível desta folia que aos poucos perde sua identidade. Descentralizando, de verdade: ali se constroem ações cotidianas com a comunidade e os cortejos são o culminar desta construção. Mostrando que é possível abrir, sem medo: sem grades de segurança, sem cordas, sem revistas na entrada – aliás, sem portais, já que o espaço é ágora, é arena livre. Em vez de um palco gigante, uma plataforma quase no nível do chão. Regentes, harmonia e cantores misturados, braços e corações abertos. Afinal, ali estão seus amigos, familiares, vizinhos. Baterias no mesmo espaço que seu público; foliões circulando em meio aos batuqueiros.

O que dizer da gigantesca quadrilha julina, ao final? Pares (convencionais ou não) em um caminho da roça alegre, divertido, que merecia não ter fim. Parecia aquelas festas boas do interior, vindas de um tempo da nossa memória emotiva onde ainda não havia medo, violência, preocupação. Um país que também cresceu e acabou perdendo esses momentos tão bons pra retirar o cinza de nossa alma. Um detalhe: centenas de pessoas, nenhum distúrbio, nenhum aparato de segurança.

Se o Carnaval reinventou a cidade, hoje os blocos Transborda, Vou Ali e Volto e Garota eu Vou pro Califórnia reinventaram aquele jeito bom de fazer Carnaval! É preciso que saibam: se conseguirem manter tudo aquilo, há um capítulo novo sendo escrito, transbordando o sentido do nosso Carnaval. Pra quem duvida, garoto(a), vá ali, no Califórnia. Vá ali e volte! Transborde. Você verá a folia de outro jeito! E é bom, muito bom! Gratificante e transbordante de esperança!

Anúncios

Um comentário em “Carnarraiá: três blocos, um belo jeito de fazer a folia acontecer!

  1. Edvando Baeta
    22 22America/Sao_Paulo julho 22America/Sao_Paulo 2018

    Agradecemos de coração o seu delicioso comentário. Fazemos tudo de coração,e mostrando a cidade,que esses eventos não são específicos de blocos grandes e centrais. Aos poucos vamos ganhando espaço,e queremos ficar no bairro,com um carnaval para familiares e quem for do bem. Nosso muito obrigado pelo apoio,nossa “crianca” que chamamos de Garota,já caminha para o seu terceiro ano.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 22 22America/Sao_Paulo julho 22America/Sao_Paulo 2018 por em Carnaval 2019 e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: