DE TUDO VAI ROLAR

Dicas para curtir BH gastando (quase) nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Mercado Central terá evento com muito samba e registro no Guiness do maior fígado com jiló do mundo

figado com jilo.jpg

É quase impossível encontrar gente da boa terra de belzonte que nunca saboreou, pelo menos uma vez na vida uma porção de fígado com jiló, no Mercado Central. No estabelecimento mais tradicional de todos, o Bar da Lora; ou no Casa Cheia, no Jorge Americano (que, além do fígado com jiló faz um dos melhores PFs do centro da cidade),  no Bar do Pelé ou no Fortaleza, a iguaria é a salvação de dez entre dez boêmios, famintos ou simplesmente turistas, que tentam descobrir a razão desta paixão.

O blog De Tudo Vai Rolar já sugeriu, diversas vezes, que o fígado com jiló do Mercado Central vire Patrimônio Imaterial. Já passava da hora de mostrarmos essa gostosura ao mundo. Então, segura essa! Vamos entrar para o Guiness Book, com a maior chapa de fígado com jiló do mundo. Será montada uma chapa de 16 metros em frente ao Mercado, na Avenida Augusto de Lima, com expectativa de que mais de 2 mil pessoas passem pelo local durante a realização do evento.

É isso mesmo! No dia 27 de maio, às 10h, o Mercado Central vai sair da rotina com o Festival Cultural do Mercado Central, evento patrocinado pelo Instituto Unimed-BH, que, uma vez por mês, levará para um dos pontos turísticos mais amados pelos mineiros uma série de shows de música popular. Além do registro do recorde, serão instalados bares para a venda de tira-gosto e bebidas, além da presença de chefs renomados: Flávio Trombino (Xapuri), Edson Puiati (UNA), Eduardo Avelar (Territórios Gastronômicos), Rosilene Campolina (UNA), Marcos Proença (Patorroco), Jaime Solares (Mercado da Boca e Borracharia), Ivo Faria (Mercado da Boca e Vechio Sogno), Rodrigo Zarife (Mercado da Boca), Ilmar Antônio de Jesus (Casa Cheia), Valdez Maranhão (Buteco do Maranhão), Ronaldo Marques da Silva (Bar Fortaleza) e Wellington Paulo Nunes (Bar da Lora).

O acesso será mediante doação de 5 litros de leite. Toda a arrecadação será revertida para instituições de assistência social. Os ingressos devem ser retirados neste link. A troca do ingresso será realizada no Mercado Central (Espaço Cultural 2), de segunda a sábado, de 9h às 17h, no domingo de 9h às 12h, e, no dia, dará direito a uma porção do prato. 

magnatas_do_samba_21

 

Além da gastronomia, o evento também contará com apresentações musicais: show de chorinho, grupo de percussão Batuque Salubre e os feras Magnatas do Samba serão algumas das atrações.

 

O que você não sabe sobre o fígado com jiló

Mais conhecido como fígado acebolado, o prato surgiu na década de 1960, quando os entregadores de mercadoria chegavam ao Mercado muito cedo e famintos. Eles pegavam os jilós nas lojas, levavam aos bares e solicitavam aos “chapistas” para fazer uma porção com os miúdos de carne. Na década de 1980, o prato caiu no gosto do público. Desde aquela época, o fígado acebolado se tornou uma tradição no Mercado Central, fazendo sucesso e consolidando-se entre as principais receitas mineiras.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15 15America/Sao_Paulo maio 15America/Sao_Paulo 2018 por em Festivais, Música, Pra comer e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: