DE TUDO VAI ROLAR

Dicas para curtir BH gastando (quase) nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

A civilização carnavalesca de BH vai se render ao Faraó, no Carnaval de 2019!

Extra! Extra! (Não é maravilhoso começar uma matéria assim? A gente já fica imaginando a miga vindo correndo, enxugando a mão gordurenta na barra da camiseta furadinha “de ficar em casa”, pra saber do bafo. Ou o migo dado aquele talho no pescoço que vai durar semanas pra cicatrizar, fazendo a barba e virando o rosto, naquela pose dramática: “Qual é a onda?” A onda, amores trabalhados no glitter e nos arquinhos, é que aqui no blog você fica sabendo primeiro, SIM, tá? E isso… é o ano inteiro, porque quem é sazonal é colheita de manga!

Anota aí: o sábado de Carnaval – pra ser mais preciso, com concentração às 14 horas e o desfile começando às 15 horas – terá um dos novos blocos mais esperados do momento, em BH. O anúncio oficial está sendo dado em primeira mão, aqui, nessa lindeza de blog. Sim! Você, que já está na frente do espelho, ensaiando aquela quebradinha faraônica de pescoço, já sabe de quem estamos falando: BLOCO FARAÓ.  Homenageando as mulheres da música brasileira, neste primeiro ano de cortejo, quem colar na novidade vai poder se jogar ao som das músicas de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Banda Mel, Banda Cheiro de Amor e outros nomes que já estão pensados pra Fazer BH sair do chão.

O Bloco Faraó nasceu da vontade de uma turma de batuqueiros que já toca em alguns outros blocos no Carnaval de BH. Essa galera queria participar, após inúmeras experiências, de forma mais efetiva na construção desta festa. Partiram da ideia de que outras pessoas poderiam ter o mesmo o mesmo desejo deram um passo bem incomum: convidaram, em grupos de rede social, para que os interessados em participar da construção de um novo bloco de Carnaval fossem em uma assembleia pública. No dia 15 de março de 2018, nasceu o Bloco Faraó (sem nome naquela ocasião) e foram considerados fundadores todos aqueles que participaram da assembleia. Jeito prático de confirmar, já no nascimento, a vocação democrática do Carnaval de BH.

PORQUE FARAÓ
faraó silhuetaDepois de muitas tempestades de ideias, o nome nasceu. Na pesquisa, as delirantes mentes carnavalescas descobriram que Faraó era um título dado tanto ao homem quanto à mulher que governava o Egito Antigo. Assim, o Bloco Faraó se posicionará sempre de forma contrária a atitudes machistas e/ou misóginas (e suas manifestações).

Outras inspirações foram bastante determinantes para a escolha do nome. A música Faraó – Divindade do Egito tem como verso “e as cabeças se enchem de liberdade e o povo negro pede igualdade”. Bloco Faraó será intolerante com o racismo e suas manifestações. E mais: “Derrotando o império do mau Seth” – assim, a nova trupe carnavalesca lutará contra o império da intolerância e da homofobia. Para fazer o carnaval da diversidade, Faraó vem todo fantasiado e inspirado no Egito Antigo. A galera será livre para brincar com a história.

E, pra você que só de ler a palavra “bloco”, já começa a ter frisson com a fantasia que vai usar, anote aí: as cores do Faraó são o branco, o dourado, o preto e o vermelho.

REGÊNCIA (RE)CONHECIDA NO CARNAVAL DE BH

ptEm termos de regente de bateria e harmonia, o Faraó já chega chegando mais que Akhenaton passeando pelos corredores do castelo.  Pedro Thiago, o Petê, está na construção do Carnaval de BH desde 2013, com participação ativa e selo de referência rítmica em  diversos blocos. Atualmente, Petê é regente do Faraó, Roda de Timbau, Asa de Banana e Daquele Jeito.  Ele tem a missão de fazer o Bloco Faraó tocar um samba reggae azeitado, malemolente e cravado.

Na missão da regência, PT não está sozinho. A equipe de regentes de naipe será numerosa, pois o bloco pretende dar atenção a cada componente da bateria, criando um ambiente para que os batuqueiros de primeira viagem sintam-se tranquilos para encarar o desafio. Integrando ainda esse time, a Banda Faraó está vindo com Geisa Carneiro, vencedora do Prêmio Vozes do Morro, que fará sua estreia no Carnaval. Na tarefa de levar a música de Faraó ao coração da galera, Geisa terá a parceria de Ludmilla Ferreira (querida por todos nós do carnaval de BH) e Felipe Venceslau, que já tem anos de estrada com seus instrumentos de corda.


QUER TOCAR, CANTAR, DANÇAR? TEM ESPAÇO PRA TODO GOSTO!
Repique, caixa, surdo de marcação (fundo 1 e fundo 2), surdo de dobra (dobra de 1 e dobra de 2), timbau, Xequerê vão dar o tom sacolejante da bateria. As datas dos ensaios você vai ficar sabendo aqui, no blog, mas vão acontecer sempre aos domingos. Acha que não leva jeito? Sai dessa, pois os ensaios iniciais também serão oficinas de formação.

Não toca nem galinha fugida? Pois pode soltar a voz no naipe de vozes.

DANÇA EGITO

E, se não sabe nem tocar nem cantar, pode chegar junto pra se integrar aos bailantes do Faraó. E olha só, que diferencial: o bloco vem lindo, com nada menos que duas alas de dança – Ala Faraó e Ala Requebra. Já imaginaram isso tudo, invadindo as ruas?

 

E O DINDIM PRA DESFILAR? QUE TAL COLABORAR?
Colocar um bloco no Carnaval de rua não é nada fácil. Exige esforço, dedicação, colaboração dos integrantes. Para enfrentar o desafio dos custos, o Faraó já está trabalhando em uma “poupança do bloco”. Esperam, ainda, gerar recursos através de shows da Banda Faraó. Também estarão atentos aos recursos vindos da iniciativa pública e privada e participarão de ações de financiamento coletivo.

Já ficou ansioso(a)? Então, segura essa: o Primeiro Ensaio e Oficina do Bloco Faraó acontecerá neste domingo, dia 6 de maio. Já com  a presença da bateria (inclusive naipe de vozes), ala de dança e banda Faraó. O evento será na Fábrica (Av. Tereza Cristina, 295 – Prado – perto da estação do metrô Carlos Prates). O valor cobrado será de 7 reais. O evento será de 10 às 13 horas.

 

VEJA QUEM JÁ ESTÁ FAZENDO O BLOCO FARAÓ ACONTECER:

faraó.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 3 03America/Sao_Paulo maio 03America/Sao_Paulo 2018 por em Carnaval 2019, Sem categoria e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: