DE TUDO VAI ROLAR

Dicas para curtir BH gastando (quase) nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Um bloco com a bateria cem por cento tamborins: uma das novidades do Carnaval 2018, em BH

Tamborins Tantãs – o único com a bateria cem por cento tamborins.
Fez seu cortejo na Quinta-feira, 01/02, na Av. Augusto de Lima, ao lado da Praça Raul Soares. Cores: vermelho, verde e branco. Causa social: inclusão das pessoas com transtornos mentais. 

 

E tá achando que o pré do pré do pré carnavalesco de fevereiro só começa na sexta-feira? Uma salva estridente pra você, com o instrumento mais tchtchuca do universo momesco. Na quinta-feira, dia 01/02, dez dias antes do Carnaval oficial, os tamborins, literalmente, ocuparam o centrão de BH. Para tudo, que esta ocupação vai ser histórica!

O bloco Tamborins Tantãs, sonho alimentado por um grupo cada vez maior de amantes do instrumento, é o primeiro e único bloco NO BRASIL com a bateria composta exclusivamente por tamborins. Sua marca é a irreverência e a alegria. Apesar de ser, provavelmente, o mais caçulinha dos novatos do Carnaval de BH (o bloco fará seu primeiro desfile com menos de dois meses de existência), sua bateria já é estimada em quase CEM integrantes – número próximo ao de grandes baterias da cidade.  O bloco vem inspirado em valores como sustentabilidade ambiental, defesa das lutas e direitos das pessoas com transtornos mentais e apoio à luta antimanicomial, além de defender todas as formas de inclusão – dos tamborins, como instrumento valioso na composição de todo tipo de bateria, inclusive. Suas cores, para representar tudo isso são o vermelho, o verde e o branco – e todos os foliões que quiserem colar estão convidados a usar e abusar destas cores. Vá com as cores do bloco ou com a fantasia mais louca, mais alegre ou mais esperançosa que imaginar.

E, além de enfeitar e alegrar o centrão o bloco promoveu algumas surpresas ao longo de sua passagem.

* Postura cuidadosa com tudo e todos. Dentro da bateria, havia “lixiras-alegoria” – estruturas criativas e coloridas para coletar o lixo, ao longo da avenida. Além disso, todos os integrantes levaram sua canequinha de estimação pra beber, praticamente zerando os copos descartáveis ao logo do desfile. Durante a evolução, os portadores das alegorias incentivavam gentilmente as pessoas a depositarem seus copos e latinhas nas lixeirinhas.  Se toda a sua turma fizer isso, já imaginou? Além de ser um charme, ajuda na proposta do bloco, pela consciência e sustentabilidade!
* A bateria é só de tamborins? Sim! Mas que tal convidar um instrumento de sopro para executar nada menos que a peça clássica “Bolero”, de Ravel? Momento inesquecível e histórico, no Carnaval da cidade.
* Não ensaiou, mas queria cortejar com o bloco? O bloco acolheu a todos, sem cordas, sem isolamento. Era só se aprochegar perto de alguém que já sabia e inspirasse confiança e seguir junto, juntinho, coladinho, curtindo essa onda amorosa e ABERTA (SIM!!!). É Carnaval, não é concurso do The Voice. E desceu gente dos prédios, com frigideira. E entrou gente pelas laterais, tocando latinha de cerveja com espetinho de churrasco.
* Microfone aberto, num karaokê gigante, para quem quisesse cantar, junto com o bloco. Cantaram integrantes de outros blocos; cantaram pessoas do próprio bloco; cantou a equipe de apoio; cantou quem estava passando e teve vontade de soltar a voz. Uma loucura, não é? SIM! Isso é ser tantã, de verdade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 29 29America/Sao_Paulo março 29America/Sao_Paulo 2018 por em Carnaval 2018 e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: