DE TUDO VAI ROLAR

Dicas para curtir BH gastando (quase) nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Se você ouviu ou não falar de uma certa ajuda da Prefeitura para os blocos de Carnaval, antes de qualquer opinião, recomendo a leitura

Aos amantes do Carnaval, coordenadores, batuqueiros, população em geral

Sem-Dinheiro-no-Final-do-MêsA PBH divulgou, na madrugada da última quarta-feira (publicação no Diário Oficial do Município do dia 25-01), o resultado de um edital para verba de apoio financeiro aos blocos de Carnaval de Rua de BH. Foram contemplados, em uma CONCORRÊNCIA PÚBLICA, poucas dezenas de blocos, com categorias de auxílio nas faixas de 3 mil reais, 5 mil reais, 7 mil reais e 10 mil reais, de acordo com o tamanho e as demandas do bloco – além do atendimento a diversas exigências de um edital público.

Algumas explicações importantes:
– O edital prevê todos os itens em que a verba pode ser empregada: “O valor a ser repassado deverá ser destinado EXCLUSIVAMENTE ao pagamento dos serviços de sonorização e/ou contratação de músicos, contratação de técnicos de som, contratação de produtores, contratação de seguranças, homens de apoio de segurança e/ou brigadistas para os desfiles de Blocos de Rua”.
– Portanto, esta verba NÃO PODE ser utilizada para inúmeras outras despesas do bloco: combustível, uber ou táxi, para transporte de diversas demandas como água, bebidas, estandartes, cordas; regentes remunerados; espaços de ensaios (alguns são cobrados); materiais diversos para confecção de adornos; camisetas; locação eventual de equipamentos de som; água e bebida para bateria durante o cortejo.
– TODO o processo foi bastante criterioso, incluindo comprovação com documentação de ensaios e oficinas, documento com pelo menos 20 assinaturas, RG e CPF de integrantes do bloco elegendo um representante legal; elaboração de textos de justificativas dos gastos e conceitos descritivos do bloco; avaliação da trajetória e intencionalidade do bloco em estabelecer parcerias e atividades sociais e gratuitas.
– Tudo vai exigir nota fiscal, o que significa que a contratação deverá ser de fornecedores habilitados, e consequentemente habitualmente mais caros. Há blocos que só a despesa do carro de som supera o valor da verba do edital.
– O trabalho de prestação de contas, para quem já lidou com editais e captação de recursos, SABE como é uma coisa insana. De virar a noite, às voltas com fornecedor com notas mal redigidas, com glosas, termos técnicos. E quem está à frente disso tudo está fazendo sem nenhuma remuneração.
– Então, os blocos vão continuar passando chapéu, vão continuar promovendo atividades, vão continuar vendendo camisetas e canecas, vão fazer rifas. Inclusive tentando conquistar sustentabilidade para, em anos vindouros, não necessitarem desta verba, como muitos optaram esse ano.

É isso! Apenas para sanar alguns “ruídos”. Representantes dos blocos ficam expostos, nesse momento – e que bom, que fiquem, quando estamos vendo a todo momento exemplos daquilo que não queremos que seja feito com o recurso que é, sim, de todos. Mas é preciso que o olhar atencioso de quem faz, de quem aprecia, de quem desfruta do Carnaval sobre estes representantes seja também cuidadoso. A gente conta com vocês, pra ajudar a administrar da melhor forma, inclusive permitindo que quem está por trás de toda essa burocracia também tenha a oportunidade de desfrutar com alegria, cor, amor do melhor Carnaval do Brasil!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25 25America/Sao_Paulo janeiro 25America/Sao_Paulo 2018 por em Carnaval 2018.
%d blogueiros gostam disto: