DE TUDO VAI ROLAR

Dicas para curtir BH gastando (quase) nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

O Carnaval ocupa o MIS Cine Santa Tereza

Aí, aquela sua miga chatinha que fica dizendo ” Noooooosssaaa, mas você só pensa em Carnaval, nessa época…” e  chama você, com a cabeça nas nuvens dos ensaios, para um… cineminha! Aceite! E leve-a pra assistir a esta Mostra!

A programação do MIS Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias – Santa Tereza) nesta semana  exibe a Mostra Carnaval e Cinema,  com uma série de filmes e documentários sobre a maior festa popular do Brasil. Com curadoria do historiador e pesquisador da história do carnaval Marcos Maia, a programação visa exibir e chamar atenção para a diversificada relação entre cinema e carnaval presente desde as primeiras décadas do cinema brasileiro, seja nas comédias ou dramas, nos filmes de ficção ou documentários.

A paródia, o duplo sentido e a musicalidade são elementos carnavalescos claramente presentes nas chamadas chanchadas da Atlântida. A Mostra Carnaval e Cinema exibirá alguns filmes deste período que para alguns foi o de melhor diálogo do cinema brasileiro com seu público.

Além de Oscarito, Grande Otelo, Fada Santoro, Wilson Grey, Zezé Macedo, Eliana Macedo e outros astros da Atlântida, quem assistir à mostra terá oportunidade de conhecer melhor alguns nomes do Carnaval brasileiro e belo-horizontino, pois também serão exibidos documentários sobre Cartola, Riachão, Moreira da Silva, Serginho BH e a inesquecível Carmem Miranda. Fechando o mês de janeiro, será exibido Lira do Delírio, de Walter Lima Júnior.

As sessões têm entrada gratuita, com distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.

Confira a programação 

Dia 16, terça-feira
19h30 – Assim Era Atlântida
(Carlos Manga | Brasil l 1975 l Documentário | 105 min)
A era de ouro da Atlântida Cinematográfica, estúdio de cinema brasileiro, fundado em 1941, que se notabilizou pela produção de chanchadas.

Para a produção do documentário foram utilizadas cenas de 33 filmes, produzidos entre 1946 e 1962:

Fantasma por Acaso (1946), de Moacyr Fenelon; É com esse que eu vou (1948), Falta Alguém no Manicômio (1948), Também Somos Irmãos (1949), Maior que o Ódio (1951), Barnabé tu és meu (1952), Três Vagabundos (1952) e Carnaval Atlântida (1952), de José Carlos Burle;Caçula do Barulho (1949), de Ricardo Freda; E o Mundo se Diverte (1948), Carnaval no Fogo (1949), Aí vem o Barão (1951) e Aviso aos Navegantes (1951), de Watson Macedo; Escrava Isaura (1949), de Eurides Ramos; Amei um Bicheiro (1952), de Jorge Lieri e Paulo Wanderley; A Dupla do Barulho (1953), Matar ou Correr (1954), Nem Sansão Nem Dalila (1954), O Golpe (1955), Guerra ao Samba (1955), Papai Fanfarrão (1956), Vamos com Calma (1956), De Vento em Popa (1957), Garotas e Samba (1957), Esse Milhão é Meu (1958), Cupim (1959), O Homem do Sputnik (1959), Os Dois Ladrões (1960), Duas Histórias – Cacareco Vem Aí (1960), Entre Mulheres e Espiões (1962) e Pintando o Sete (1962), de Carlos Manga;A Outra Face do Homem (1954), de Josip B. Tanko; Chico Viola Não Morreu (1955), de Roman Barreto;

Classificação indicativa: livre.

carmem mirandaDia 17, quarta-feira
17h- Carmen Miranda: Bananas Is My Business
(Helena Solberg | Brasil l 1995 l Documentário l 91 min)

Cinebiografia da cantora portuguesa mais brasileira que já existiu: Carmen Miranda. Com a famosa cesta de frutas tropicais na cabeça, ela conquistou a Broadway e Hollywood.
Classificação indicativa: livre.

 19h30 – Nem Sansão, nem Dalila
(Carlos Manga | Brasil l 1954 l Comédia l 88 min)

O barbeiro Horácio sofre um insólito acidente e vai parar no Reino de Gaza, no século IV antes de Cristo. Lá conhece Sansão, dono de uma força descomunal que vem de uma milagrosa peruca. Horácio, porém, troca a peruca de Sansão por um isqueiro, transforma-se num homem forte e poderoso e passa a reinar em Gaza.
Classificação indicativa: livre.

Dia 18, quinta-feira
 17h – O Homem do Sputinik
(Carlos Manga | Brasil l 1959 l Comédia l 98 min)

Um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik cai no quintal de Anastácio, matando suas galinhas de estimação. Ele tenta negociar o suposto satélite para recuperar o prejuízo, mas fato chama a atenção de espiões internacionais, que transformam a vida do pacato Anastácio e de sua esposa Cleci num completo caos.
Classificação indicativa: livre.

 

19h30 – Carnaval Atlântida
(José Carlos Burle | Brasil l 1952 l Comédia l 95 min)

Xenofontes, um sisudo professor de mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho como consultor da adaptação do clássico “Helena de Tróia” para o cinema. Dois malandros, Piro e Miro, são admitidos como faxineiros do estúdio e sonham em transformar o épico numa comédia carnavalesca.
Classificação indicativa: livre.

Dia 19, sexta-feira, às 19h30
Samba Riachão
(Jorge Alfredo | Brasil l 2001 l Documentário l 80 min)

Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador que vivenciou todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É por meio das suas histórias que o filme apresenta um relato histórico da MPB.
Classificação indicativa: livre.

Dia 20, sábado
 17h =  Sessão infantil
O Grilo Feliz
(Walbercy Ribas | Brasil | 2001 | Animação / Aventura | 80 min)
O Grilo Feliz é um dos habitantes de um pequeno povoado da Floresta Amazônica que se destaca dos demais por ser sensível, sábio e protetor. Além disso, o Grilo Feliz é músico e gosta de compor novas músicas com sua companheira, Estrela Linda – a estrela mais brilhante do céu, alvo de Maledeto, um lagarto ambicioso que acredita que ela seja, na verdade, um diamante.
Classificação indicativa: livre.
MIS Cine Santa Tereza

19h -Cartola: Música para os Olhos
(Lírio Ferreira e Hilton Lacerda | Brasil l Documentário l 2007 l 88 min)

Por meio da linguagem documental – contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores – os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.
Classificação indicativa: livre.

 

Dia 21, domingo
 17h – Sessão de curtas
Moreira da Silva
(Ivan Cardoso | Brasil l Documentário l 1973 l 10 min)
Documentário musical focalizando a figura ímpar do compositor e cantor Antonio Moreira da Silva, o popular Kid Morangueira, o inventor do samba de breque que, aos 70 anos, está em plena forma de terno de linho branco e chapéu panamá, interpretando seus antigos sucessos.

O Bom Malandro
(Mariana Castelo Branco | Brasil l 2015 l Documentário l 15 min)
O documentário conta a trajetória do músico e compositor Serginho Beagá. Autor de sambas conhecidos como “Me leva” e “Samba Guerreiro”, Serginho fez do samba seu ofício, sua arte. Com depoimentos exclusivos de Neguinho da Beija-Flor, Leci Brandão, Dominguinhos do Estácio, Thobias da Vai-Vai, Moisés da Rocha, Lee, Paulo Bastos, Aline Calixto e Sergio Danilo, descubra quem foi e é Serginho Beagá.
Classificação indicativa: livre.

19h – A Lira do Delírio
(Walter Lima Jr. | Brasil l 1978 l Drama l 105 min)
Dois momentos na vida de um grupo de personagens cariocas. No bloco carnavalesco “A Lira do Delírio”, eles vivem o êxtase. Fora do carnaval, cruzam-se num cabaré da Lapa. Ness Elliot tem o filho sequestrado e cai na manipulação de Claudio, misto de malandro e homem denegócios. O repórter de polícia Pereio faz de tudo para ajudá-la enquanto também investiga o assassinato de um homossexual.
Classificação indicativa: 16 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 16 16America/Sao_Paulo janeiro 16America/Sao_Paulo 2018 por em Cinema e marcado .
%d blogueiros gostam disto: