DE TUDO VAI ROLAR

Viver e Curtir a cidade, gastando pouco ou quase nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Periferia é o tema da mostra de filmes no Cine Sesc Palladium

O conceito de “periferia”, nos dicionários, está ligado ao “que fica nos arredores, nas circunjacências de algum lugar”. Subúrbio define “áreas em redor das áreas centrais de um dado aglomerado urbano, seja ele um município, distrito ou outra qualquer instância política”.

Rápido olhar sobre estes conceitos e vemos que há neles uma opção por definir o que é centro e o que é margem, o que é espaço próximo e incluído e o que é distanciado. Não há ingenuidade nestas definições: é lá, onde normalmente residem e convivem pobres, marginalizados ou os que não fazem parte do cotidiano social “cult”.

cinco vezes favelaFace mais evidente da desigualdade social fundadora da sociedade brasileira,
os espaços periféricos sempre foram recorrentes no nosso cinema. Este é o tema das discussões que a Mostra “Faces do Subúrbio: Cinema e Periferia” pretende provocar. A Mostra acontece de 04 a 17 de agosto, no Cine Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420 – Centro), com entrada GRATUITA – retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão; um por pessoa.

Serão exibidas 21 produções com diversas representações da periferia no cinema brasileiro, passando pelas mais diferentes épocas e por diferentes gêneros cinematográficos.

Veja a programação completa:

4/8

17h30: Os Inquilinos
19h30: Cinco Vezes Favela (Sessão comentada por Roberta Veiga)

5/8

15h30: A Margem
17h30: Sessão Curtas Aloysio Raulino:
O Tigre e a Gazela/ Lacrimosa/ Jardim Nova Bahia/ Teremos infância
19h30 – A Batalha do Passinho (Sessão comentada pelo diretor Emílio Domingos)
21h – Disputa Nervosa com Passistas Dancy, no Foyer Augusto de Lima

6/8

15h30: A Vizinhança do TigreJuninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.17h30: Sessão Curtas Moradia:
Santa Marta – Duas Semanas no Morro/Fim de Semana

19h30: Branco Sai, Preto Fica
Tiros em um baile de black music em Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

 

8/8

17h30: Sessão Curtas BH:
Ostentação/ Cidade Fantasma – Vila Itaú Documentário/ Preterir/ PPL/ Tocou na ferida – Mc Dodô 

19h30: Aqui Favela, o Rap Representa (Sessão comentada pela diretora Junia Torres)
Uma viagem pelos caminhos por onde se constrói o movimento hip-hop em São Paulo e Belo Horizonte. O filme apresenta jovens desconhecidos que integram o movimento e algumas de suas principais expressões, como Thaíde e Mano Brown, além de Afrika Bambaataa, Nelson Triunfo, Lady Rap, Shyrlane e outros. Eles têm em comum o esforço para fortalecer sua identidade, a revalorização de aspectos culturais africanos, a recuperação da autoestima e a compreensão da complexidade social através das manifestações culturais criadas nas favelas e periferias.

 

9/08

17h30: Sessão Curtas – Cultura Periférica:
Lá do Leste/ Rap, O Canto da Ceilândia/Nelson Cavaquinho 

19h30: Chuvas de Verão
Afonso se aposenta e decide levar uma vida tranquila. A nova rotina lhe reserva o  início de um inesperado amor por Isaura, sua vizinha de tantos anos, com quem começa uma relação de amizade, amor e respeito.

 

10/08

17h30: Crueldade MortalAntônio é um nordestino que vive na periferia carioca e tem problemas com os vizinhos devido aos seus comportamentos estranhos e incômodos. Um dia, ele é flagrado espiando uma vizinha e acaba sendo ainda mais repudiado pelos moradores da comunidade.19h30: Nenê Bandalho (Sessão comentada pelo diretor Emílio Fontana)
Perseguido pela polícia, bandido relembra sua existência e o que desencadeou os fatos que o levaram a ser conhecido como um assassino de mulheres.

 

11/08

17h30: Branco Sai, Preto FicaTiros em um baile de black music em Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.19h30: A Margem
Inspirado em acontecimentos reais publicados em jornais popularescos, o filme aborda o dia a dia da população pobre que vive às margens do rio Tietê: prostitutas, cafetões, deficientes mentais, aleijados, tipos desesperados que aguardam a barca do inferno.

 

12/08

15h30: Sessão Curtas Moradia:
Em cima da terra, debaixo do céu/ Fim de Semana17h30: Os InquilinosDurante os dias de atentado do PCC em São Paulo, a realidade de uma família de periferia é alterada com a chegada de três jovens barulhentos que alugam a casa vizinha. Valter, Iara e seus dois filhos pequenos passam a dormir mal. Valter, empregado em uma banca de frutas, atormenta-se com as mudanças no cotidiano de sua rua, que conhece apenas pela narrativa de Iara, que, desde a chegada dos novos inquilinos, parece-lhe cada dia mais bonita. Logo, eles percebem que os três rapazes fazem parte do crime organizado. O uso da violência parece ser inevitável, e eles começam a se sentir acuados.

19h30: Sessão Curtas BH:
Ostentação/ Cidade Fantasma – Vila Itaú Documentário/ Preterir/ PPL/ Tocou na ferida – Mc Dodô
(Sessão comentada por Carolina Canguçu, Marcelo Lin, Marcao Pesada, Jennifer Candeias e Pdrão Vídeo Clipes)

 

13/08

15h30: A Batalha do PassinhoSurgido nas favelas cariocas, o passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário A Batalha do Passinho acompanha de perto esse fenômeno e mostra de dentro do movimento a evolução dessa cultura.

17h30: Cinco Vezes Favela
A vida na favela de uma cidade grande em cinco episódios independentes. Um desempregado arquiteta um plano para mudar de vida. Um latifundiário quer de volta suas terras, onde está instalada uma favela. Um presidente de um grêmio recreativo divide-se entre lutar pela sua categoria ou aceitar as imposições comerciais do Carnaval. Moradores caçam gatos para usar seu couro para fabricar tamborins. Sobre uma pedreira há uma favela. Ao perceber o risco de desabamento dos barracos, em consequência das explosões de dinamite, os operários incitam os moradores a um movimento de resistência para impedir um acidente fatal.

19h30: Sessão Curtas – Cultura Periférica:
Lá do Leste/ Rap, O Canto da Ceilândia/ Nelson Cavaquinho

 

15/08

17h30: Aqui Favela, o Rap RepresentaUma viagem pelos caminhos por onde se constrói o movimento hip-hop em São Paulo e Belo Horizonte. O filme apresenta jovens desconhecidos que integram o movimento e algumas de suas principais expressões, como Thaíde e Mano Brown, além de Afrika Bambaataa, Nelson Triunfo, Lady Rap, Shyrlane e outros. Eles têm em comum o esforço para fortalecer sua identidade, a revalorização de aspectos culturais africanos, a recuperação da autoestima e a compreensão da complexidade social através das manifestações culturais criadas nas favelas e periferias.

19h30: A Vizinhança do Tigre (sessão comentada pelo diretor Affonso Uchôa)
Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

16/08

17h30: Nenê BandalhoPerseguido pela polícia, bandido relembra sua existência e o que desencadeou os fatos que o levaram a ser conhecido como um assassino de mulheres.

19h30: Crueldade Mortal

Antônio é um nordestino que vive na periferia carioca e tem problemas com os vizinhos devido aos seus comportamentos estranhos e incômodos. Um dia, ele é flagrado espiando uma vizinha e acaba sendo ainda mais repudiado pelos moradores da comunidade.

17/08

17h30: Chuvas de VerãoAfonso se aposenta e decide levar uma vida tranquila. A nova rotina lhe reserva o  início de um inesperado amor por Isaura, sua vizinha de tantos anos, com quem começa uma relação de amizade, amor e respeito.

19h30: Sessão Curtas Aloysio Raulino: (Sessão comentada por Daniel Ribão)
O Tigre e a Gazela/ Lacrimosa/ Jardim Nova Bahia/ Teremos infância

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 1 01America/Sao_Paulo agosto 01America/Sao_Paulo 2017 por em Cinema e marcado .
%d blogueiros gostam disto: