DE TUDO VAI ROLAR

Viver e Curtir a cidade, gastando pouco ou quase nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Carmen Fem: Existe vida inteligente no Planeta Rock BH!

Por: Ney Mourão

carmen fem1.jpgEm uma época onde o fazer cultura de forma crítica, irônica e “moderna” nem sempre significa ter bom gosto – e bom senso, assistir ao show da Banda Carmen Fem desperta um prazer daqueles. De cara, já é bom informar que local fechado, cadeiras, as coisas acertadas e postas em seus lugares não é a melhor opção para se conectar com a energia desta turma. Carmen Fem, em casa, é pra afastar os móveis do centro e se esparramar. No palco, é convite certo para se jogar, dançar, cantar.

Já é possível ver, apesar do pouco tempo da banda (cerca de dois anos de estrada), um grupo consolidado de fãs, que cantarolam as músicas e fazem aquele bochicho antes do show começar. E, quando eles entram, não há tomada de três pinos que segure a alta voltagem.

Em alguns momentos, é como se os bons tempos e a qualidade do melhor rock dos anos 80 tenha ressuscitado do mar de estranhices e esquisitices que passeiam pela música brasileira atual e, num passe de mágica, pipocasse ali, na sua frente. Tem uma mistura que passa pelo Tropicalismo (não é à toa que Ronaldo Fraga dá o ar de sua graça nos figurinos!). Tem a ironia da Blitz, porém mais corajosa, adulta, mas divertida e sem chatura. Tem aquele espírito de gibis invadindo as letras. Tem uma ironia deliciosa, abordando temas cotidianos como os plugues de tomadas infernais de três pinos que só o Brasil consegue criar ou a nossa guerra diária contra o telemarketing.

Mas Carmen Fem é mais que isso. É um rearranjo daquele bom e velho rock, com uma roupagem despudoradamente alegre, bárbara de tão alegre. Cheira a memes de redes sociais musicados. Cheira a conversas nos movimentos de rua com as nossas tribos boas de cada dia. Mas com uma inteligência genial. Suas letras conseguem ter agressividade necessária na abordagem, sem resvalar no grosseiro e no chulo. São deliciosamente indecentes, no sentido de sacudir a falsa moral para chegar o mais perto possível do natural, do real, do mundo sem máscaras. Vale a pena procurar pelo Youtube, pelo Facebook. É bom de cantarolar, dá vontade de aprender os refrãos, é reflexivo e filosófico sem ser pedante.

carmen fem2.jpg

Durante o show, a vocalista Camila Buzelin (que é quem cuida da iluminação, também pautada pelo cuidado e nenhum exagero), autodefine o grupo como “punk-rock universitário”. Mais uma ironia, talvez, com o que se transformou, hoje, o outrora promissor sertanejo universitário. É preciso torcer para que Carmen Fem não perca, como aquele outro gênero, o que tem de melhor: um DNA único, original, empolgante. Dezenas, centenas de tons de não-cinza. Tão coloridos em seus sorrisos, gestos e olhares entrecruzados quanto seus figurinos charmosos. Arranjos que conseguem surpreender na mescla de hard-rock e baladinha romântica, por exemplo, em uma canção de poucos minutos. Aliás, as micro-canções são de uma força melódica arrebatadora – aquela história de “Nossa! Já?!”. Gosto de quero mais, em acordes que não precisam alongar-se pra darem o recado. Curtos e… finos!

Talvez pelo show a que se refere este texto ter sido no Conservatório de Música da UFMG, auditório aconchegante, mas bastante escasso de recursos cênicos, de som, iluminação, talvez um maior “desbunde” em figurinos e cenários tenha faltado. Camila BuzelinFrancesco Napoli e Dáblio Slama, com seu baterista irado e seu baixista insano, mereciam uma paleta mais atrevida. Mas dá pra imaginar o que podem fazer, em condições mais ideais de produção.

Enfim, se você não viu ainda, de fato está perdendo. É vida inteligente no Planeta Rock BH. Tomara que se espalhe logo pelo mundo! Vai ser bom ver esta invasão na atmosfera da mesmice!

                                               (Texto e Fotos: Ney Mourão)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 5 05America/Sao_Paulo maio 05America/Sao_Paulo 2017 por em Música, Opinião e marcado .
%d blogueiros gostam disto: