DE TUDO VAI ROLAR

Viver e Curtir a cidade, gastando pouco ou quase nada! (By Ney Mourão) Siga o instagram: blogdetudovairolar – Aos Sábados, às 10h, 14h, 16h e 18h, dicas nacionais, pela RÁDIO 107 Ativa na Web (Baixe o aplicativo na Play Store ou ouça em https://www.radios.com.br/aovivo/107-ativa/65889)

Teatro de Bonecos nas águas, uma técnica milenar, faz últimas apresentações gratuitas em Sabará

osolhosdosurubimreiUm momento breve para publicar uma atração da “grande BH”, mas que merece o maior registro, pela qualidade, originalidade e oportunidade de presenciar um espetáculo raro…

Nos dias 2 e 9 de abril – domingos, às 16h, o Grupo Tetaro Kabana apresenta as últimas sessões GRATUITAS do espetáculo  “Os Olhos do Surubim Rei“. É, simplesmente, MÁGICO! As apresentações acontecem na Estação de Arte Kabana, um antigo depósito de algodão, hoje um espaço de referência teatral na Vila Marzagão: Rua São José, 25 – Marzagão – Sabará. Vila Marzagão, para quem não sabe, é cenário descrito por Guimarães Rosa, que se refere à Vila em Sinhá Secada (Tutameia – Terceiras Histórias).

A montagem utiliza técnica de manipulação de bonecos sobre a água, muito popular em Hanói – Vietnã e inédita no Brasil. Sua origem é obscura, mas possivelmente já no século XI integrava a vida cultural daquele país. Era uma arte cujos segredos, mantidos restritos, se transmitiam dos mais velhos aos mais jovens dentro de uma mesma família.

Foi, então, em uma técnica utilizada por um povo de cultura tão diferente e distante, que o Grupo Kabana foi se referenciar para, nessa montagem, assim como na tradição vietnamita, falar da vida, personagens, mitos e lendas dos povos ribeirinhos. O espetáculo foi apresentado em 40 cidades que integram as Bacias do Médio e Alto São Francisco, e Rio Jequitinhonha, já soma mais de 450 apresentações para um público estimado de 70.000 espectadores.

A HISTÓRIA
Os Olhos do Surubim Rei conta a história de um pescador e seu neto. Certo dia, os dois embarcam em uma canoa, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico, temido e respeitado pelos ribeirinhos do Rio São Francisco. Com eles, deslizamos sobre um palco de águas e mergulhamos nos segredos, encantos e mistérios do rio.

(Ainda vai acontecer, também, última sessão agendada para escolas públicas, no dia 04/04. Agendamento pelo telefone 31 3671-7520.)

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 30 30America/Sao_Paulo março 30America/Sao_Paulo 2017 por em Teatro e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: